quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



Há pessoas diferentes das outras porque têm deficiências. Podem ser deficiências motoras, visuais, auditivas ou cognitivas. Estas pessoas têm dificuldades que as outras não têm e, por isso, precisam de ajuda para poderem fazer as mesmas coisas que todos fazemos. Na nossa escola nós aprendemos a ajudar os outros. Todos os dias ajudamos alguns colegas que precisam de ajuda e esses colegas também ajudam da maneira como podem.Cá na escola, para todos percebemos as dificuldades que as outras pessoas com deficiências têm, assinalámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se comemora no dia 5 de dezembro, com atividades diferentes das habituais. Nos dias 18 e 20 de janeiro de 2012, vieram à escola algumas pessoas voluntárias da Associação Nós com a Deficiência rumo a Cidadania e ajudaram-nos a compreender os problemas e as dificuldades dessas pessoas: andámos de cadeira de rodas, vimos como se escreve e lê em Braille, descobrimos objetos e andámos com os olhos vendados e percebemos as dificuldades de visão de algumas pessoas com as experiências que fizemos. Os alunos mais novos ouviram uma história acerca das diferenças entre as pessoas e da necessidade de adaptar os espaços a todos, mesmo aos que têm mais dificuldades.




Toda a escola participou nestas atividades com muito interesse e satisfação e todos juntos aprendemos que devemos ajudar as pessoas quando elas precisam porque todos somos iguais, ainda que uns pareçam diferentes.

Texto elaborado por: Diogo Matos, Inês Mendes, Laramel Souza, João Ameixa, Maria Martins e David Nascimento, alunos do 4º ano de escolaridade



Sem comentários: