quarta-feira, 4 de abril de 2012

"No Amarelo é Limpinho"

A recolha seletiva é um processo vital para possibilitar a reciclagem dos diversos materiais componentes dos Resíduos Sólidos Urbanos possibilitando o seu reaproveitamento como matéria-prima para um novo produto.
A nossa escola participa regularmente no projeto Este ano estamos em 1º lugar no entanto é necessário continuar o esforço pois o 2º está muito perto (cerca de 30 kg).
Mais uma vez pedimos a colaboração de toda a comunidade escolar para nos ajudar a ganhar.

Como podem ajudar?

Trazendo para a escola todas as embalagens de plástico e entregá-las na portaria.

"Pilhão vai à Escola"


A Campanha "Pilhão vai à Escola" é um desafio lançado pela Ecopilhas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as Escolas a adotar as melhores práticas ambientais.

Ao participarem, as escolas vêem o seu esforço e empenho reconhecidos pela atribuição de pontos, de acordo com a quantidade de pilhas e baterias entregues à Ecopilhas, que podem ser trocados por material destinado a atividades escolares. Então coloca o máximo de pilhas no Pilhão!

“No Amarelo é Limpinho”

«No Amarelo é Limpinho» é um concurso em que a nossa escola participa pela 2ª vez, desenvolvido pela Câmara Municipal de Loures.
Para participar, trazemos embalagens de plásticos de várias formas, cores e feitios, que pedimos aos familiares, amigos e comerciantes da freguesia. Todos os dias trazemos de casa as embalagens que colocamos nos sacos do concurso, que estão debaixo dos telheiros. Quando estão cheios, as auxiliares tiram os sacos, fecham-nos e colocam-nos ao pé do portão.
Uma vez por mês, os camiões da C.M.L. recolhem os sacos e pesam-nos. Este ano tivemos uma ação de sensibilização com o mesmo nome, em que fizemos um jogo para aprender a reciclar. Já sabíamos que podíamos reciclar embalagens para o ecoponto amarelo, papel para o ecoponto azul, vidro para o ecoponto verde, pilhas para o ecoponto vermelho e o lixo doméstico para os contentores; mas ficámos a saber que se podem reciclar também eletrodomésticos, madeira, óleo alimentar, monstros ou monos e lixo orgânico...
O ano passado ficámos em 4º lugar com 1469 kg, mas este ano estamos em 1º lugar e já temos 702 kg, apesar do concurso só terminar em abril.
Esperamos continuar a contar com a colaboração de todos para podermos vencer o concurso e ajudar o meio ambiente.

Obrigado!

Já agora podes divertir-te reciclando, estando sentado confortavelmente se acederes a http://www.valorlis.pt/.

Trabalho realizado pelo 4ºA

Ação sobre Pediculose


No dia 25 de Janeiro, assistimos a uma apresentação do Oficinal Limov champô onde pudemos ouvir e aprender coisas sobre os piolhos. O nome correto é Pediculose. Pois é, eu também não sabia!!!

A Pediculose é quando uma pessoa tem piolhos. Os primeiros sinais são o aparecimento de coisinhas brancas parecidas com caspa e as comichões principalmente atrás das orelhas e na nuca. Alimentam-se de sangue daí as tais comichões. Reproduzem-se por ovos (lêndeas) e demoram cerca de 7 a 10 dias a nascerem. Eles não saltam nem voam, andam de cabeça em cabeça na transmissão de objetos pessoais tais como escovas, chapéus, elásticos, totós, almofadas, bonés ou simplesmente encostar a cabeça a outra.
Para acabar com eles, basta fazer um tratamento específico para Pediculose sem esquecer de trocar a roupa da cama e de fazer Prevenção de vez em quando.
Vamos retirar este problema da cabeça uma vez por todas!!!








Os nossos agradecimentos à Dr.ª Cláudia que veio apresentar a história “Lia e Ivo” e à Farmácia do Alto da Eira que nos proporcionou esta fantástica ação de sensibilização.

Texto elaborado pelos alunos da turma 3/4



O Carnaval na Escola

- Na nossa escola o Carnaval foi muito divertido, dançámos, cantámos karaoke e brincámos.


PSP - “Escola Segura”


Nos dias 15 e 16 de Fevereiro tivemos uma ação de sensibilização sobre regras de segurança que devemos cumprir no Carnaval. Nesta ação, estiveram presentes Agentes da PSP da “Escola Segura” que nos alertaram para os perigos do uso das bombinhas de Carnaval. Todos os anos a utilização de bombinhas de Carnaval e dos estalinhos causa graves acidentes originando traumatismos e queimaduras nas mãos, pernas e olhos sendo as principais vitimas crianças entre os 10 e 16 anos. O agente Borrego deu-nos alguns conselhos muito importantes que deixamos aqui para que todos possam estar bem informados para Carnavais Futuros.
- As bombas do Carnaval e os estalinhos não devem ser transportados nos bolsos porque com a fricção e o calor podem rebentar;
- Estas bombas não devem ser lançadas para uma fogueira pois podem explodir ou aumentar o fogo de forma incontrolável;
- As crianças e jovens não devem aceitar bombinhas e estalinhos mesmo que estes lhes sejam oferecidos;
- Se encontrarem bombas de Carnaval, no chão ou qualquer outro local, não lhes mexam pois podem rebentar;
- Devemos ficar afastados dos colegas que estão a queimar bombinhas ou estalinhos porque podemos ser atingidos.
A melhor forma de evitar os acidentes com este tipo de produtos é não os utilizar.
É muito importante respeitarmos estes conselhos para que o Carnaval seja uma época de brincadeira e alegria.

Texto elaborado pelos alunos da Turma 3/4





Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



Há pessoas diferentes das outras porque têm deficiências. Podem ser deficiências motoras, visuais, auditivas ou cognitivas. Estas pessoas têm dificuldades que as outras não têm e, por isso, precisam de ajuda para poderem fazer as mesmas coisas que todos fazemos. Na nossa escola nós aprendemos a ajudar os outros. Todos os dias ajudamos alguns colegas que precisam de ajuda e esses colegas também ajudam da maneira como podem.Cá na escola, para todos percebemos as dificuldades que as outras pessoas com deficiências têm, assinalámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se comemora no dia 5 de dezembro, com atividades diferentes das habituais. Nos dias 18 e 20 de janeiro de 2012, vieram à escola algumas pessoas voluntárias da Associação Nós com a Deficiência rumo a Cidadania e ajudaram-nos a compreender os problemas e as dificuldades dessas pessoas: andámos de cadeira de rodas, vimos como se escreve e lê em Braille, descobrimos objetos e andámos com os olhos vendados e percebemos as dificuldades de visão de algumas pessoas com as experiências que fizemos. Os alunos mais novos ouviram uma história acerca das diferenças entre as pessoas e da necessidade de adaptar os espaços a todos, mesmo aos que têm mais dificuldades.




Toda a escola participou nestas atividades com muito interesse e satisfação e todos juntos aprendemos que devemos ajudar as pessoas quando elas precisam porque todos somos iguais, ainda que uns pareçam diferentes.

Texto elaborado por: Diogo Matos, Inês Mendes, Laramel Souza, João Ameixa, Maria Martins e David Nascimento, alunos do 4º ano de escolaridade



Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado anualmente na noite de 5 para 6 de Janeiro. Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três magos do oriente visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de Janeiro. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, incenso, mirra e ouro.

Os alunos do Pré-escolar construíram coroas alusivas ao Dia de Reis.


 
As turmas de 3.º e 4.ºanos estiveram implicados numa atividade dinamizada nas AEC´s, na área do Ensino da Música e nas atividades letivas. As turmas, depois de prepararem as músicas relacionadas com esta época, foram visitar vários locais da freguesia para cantar as Janeiras. Com esta atividade, conseguiu-se reviver uma tradição, divulgando traços da nossa cultura.
 

 
Parabéns a todos!!!

Pavilhão do Conhecimento

Casa inacabada


A casa estava por acabar. Alguma coisa tinha acontecido. Era preciso terminar o trabalho. A brigada especial foi chamada. Sob as ordens do Chefe de Obra, a equipa põe mãos à obra e, em cerca de 45 minutos, a casa fica pronta.Os maquinistas manobram a grua para içar os materiais, os aprendizes de pedreiro constroem as paredes com os tijolos e os painéis de espuma. O andaime ajuda à construção e carrinhos de mão, baldes e roldanas facilitam o trabalho da equipa.




Vê, Faz, Aprende!”


Experimentar, tocar, mexer, observar e concluir. Voltar ao princípio e fazer tudo de novo, agora de forma diferente... Este é o espírito da exposição “Vê, Faz, Aprende!”.





Halloween




Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Circo de Natal


Foi um dia "em cheio" para as crianças que foram ao Circo de Natal no Coliseu dos Recreios em Lisboa. O dia 15 de Dezembro tornou-se inesquecível para os alunos que assistiram à magia e aos encantos do Circo. Palhaços, Animais, Ilusionistas e muita animação foram os ingredientes desta atividade para distribuir gargalhadas com som de cristais, cartolas coloridas e as mais diversas alegrias, onde só cabem sonhos magistrais…

Magusto na Escola

Magusto na Escola

O nosso Magusto foi no dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho.


«Quem quer quentes e boas, quentinhas?
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais calor p'ra casa.»