quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ESTADO CORPORAL DOS ALUNOS DA ESCOLA EB1/JI DO ALTO DA EIRA

Pensando cada vez mais nos nossos alunos e na sua saúde, a escola durante este ano lectivo está a desenvolver várias actividades relacionadas com o tema Alimentação Saudável, estando estas em consonância com o Projecto Educativo.
A actividade realizada consistiu na medição do IMC de cada aluno de modo a avaliar o estado corporal. Mas poderão estar a questionar o que é o IMC?

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal. O IMC é um cálculo que leva em consideração o peso corporal e a altura da pessoa . O resultado ajuda a saber se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrário tem peso a mais.
O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Por exemplo:
- O André pesa 68 kg e mede 1,78 m - então divide-se o peso em kgs, pela altura ao quadrado;
- 68 : (1.78x1.78) = - 68 : 3.1684 = 21.5

O IMC do André é de 21.5

Tabela do IMC:
Peso baixo = inferior a 18.5
Peso normal = entre 18.5 e 24.9
Peso a mais = entre 25 e 29.9
Obesidade = 30 ou mais

Com os resultados tentamos avaliar o estado dos nossos alunos, de modo a sensibilizá-los para os cuidados a ter com o nosso corpo.
Observando o gráfico seguinte poderemos constatar que os estado corporal dos nossos alunos não se encontra nos parâmetros desejados, pois cerca onde 50% da escola encontra-se com excesso de peso ou obesos. Sinais de que há algo a fazer. No 2.º período faremos de novo um registo de modo a avaliar as alterações.


Sem comentários: