segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Concurso “Ler ajuda a crescer”
“Ler ajuda a crescer...”
Se leres muitos livros ficas a saber mais e a ler melhor. Podes ler muitos livros de diferentes tipos, como por exemplo: banda desenhada, aventuras, sonhos, rimas, contos, fábulas, ciências, história e muito mais.
Podes ler livros e depois fazer um resumo; podes fazer cópias de textos de algum livro; podes também ler um texto e depois contá-lo por palavras tuas.
A ler aprendes melhor e aprendes coisas novas. Vês como se escrevem as palavras para não dares erros ortográficos e ficas a saber mais coisas que não sabias.
A ler aprendes coisas do passado como a pré-história e a história do mundo inteiro.
Ao leres podes aprender coisas que te ajudam a crescer melhor e a viver mais feliz.
A ler aprendes coisas que podem acontecer no futuro. Existem pessoas com muita imaginação que escrevem livros sobre coisas que podem acontecer no futuro.
Ao leres todos esses livros ficas a saber mais o que te ajuda a crescer melhor.
Ler é uma forma de crescer. A leitura é uma virtude. Para todas profissões é preciso saber ler.
Os livros são importantes; podemos por vezes não gostar, mas vamos aprender a aproveitar a leitura.
A nossa vida é um livro que tem aventuras, momentos, felizes e tristes e uma grande quantidade de amor, amizade e carinho.
E agora, depois de saber a importância vais logo te agarrar a um livro. Não é?
domingo, 21 de dezembro de 2008
Algumas das Actividades da BE/CR desenvolvidas durante o 1.º período do ano escolar 2008/2009
No final realizou-se a avaliação da actividade.
Os alunos do 3.º e 4.º das duas escolas foram convidados a colaborar na digitalização do texto do conto inter-escola.
Utilizaram a ferramenta Word existente nos computadores da BE/CR. Este conto foi elaborado por 22 turmas da Escola EB1 do Alto da Eira e da Bela Vista, durante um ano e meio. Cada turma acrescentou à história mais um bocadinho da sua imaginação e também a retratou num desenho. Este conto (ainda não possuí nome) durante este ano
lectivo será editado em livro.
- Sequência de imagens – Com as 13 imagens da história desordenadas, os forma desafiados a realizar a sequência certa da história;
- Descrição de imagem – Através de uma imagem, os alunos foram desafiados a descrever o que viam na imagem e o que aconteceu na história;
- Sequência de texto – Com excertos do texto da história, os alunos teriam que fazer a sequência certa desses excertos;
- Guião de Pesquisa – Os alunos foram solicitados a fazer uma pesquisa na net, utilizando as TIC e um guião de pesquisa, de modo, a responder a perguntas sobre a biografia da autora de ilustradora da história.
A editora Civilização promoveu um concurso sobre o tema “Ler ajuda a crescer”. Foi proposto aos alunos de 3.º e 4.º ano que elaborassem uma composição sobre o tema proposto. Para a realização das composições houve dois tipos de trabalho. Algumas composições foram feitas através de um trabalho individual, enquanto outras composições foram feitas através de um trabalho colectivo.
Vizualização do Cd-Rom “ O menino Jesus”
Os alunos de algumas turmas vieram à BE/CR visualizar a história do Menino Jesus. Para isso utilizamos um cd-rom interactivo e o respectivo material informático.
Devido à necessidade de os alunos e professores/educadores estarem cada vez mais informados e preparados para agir em caso de existirem catástrofes naturais ou acidentes na escola, levou-se os alunos à BE/CR para vizualizar e explorar o site do Tinoni e Companhia.Visualização e exploração do site do Tinoni e Companhia
EXPERIMENTA
http://www.tinoni.com/
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
sábado, 15 de novembro de 2008
Manjusha Pawagi - autora do livro "A menina que detestava livros"
Uma menina, um livro, e algumas magias
Manjusha Pawagi, natural da India, cresceu em Toronto, no Canadá, onde lia pelo menos um livro por dia. Essa tarefa foi fácil de fazer porque ela morava numa casa cheia de livros com os seus pais que amavam a leitura.
O livro já foi traduzido para 11 línguas, e no momento está-se a criar um filme de desenhos animados pela "National Film Board" do Canadá.
"Eu nunca esperava que o livro teria tanto sucesso, ser vendido em todo o mundo e impresso em tantas línguas", diz a advogada de 34 anos da Sociedade para Ajuda a Crianças de Toronto.
Passei quatro meses escrever, a testar e aperfeiçoar seu texto.
Falando sobre o seu trabalho como advogada "eu trabalho para proteger as crianças e garantir que elas estão num ambiente seguro".
Após a obtenção de um diploma de bacharel em Inglês pela Universidade de Western Ontario, a aspirante a escritora recebeu um mestrado em jornalismo pela Universidade de Stanford. Após a formatura, ela passou quatro meses trabalhando para a Associated Press em St. Louis, Missouri.
Mas ela logo teve saudades de casa e retornou a Toronto, onde ela tem um emprego a tempo parcial num programa de rádio chamado Talking Books, onde dá opiniões sobre livros. Também recebeu uma licenciatura em Direito na Universidade de Toronto.
Leanne Franson - Ilustradora do Livro "A menina que detestava livros"
Leanne Franson nasceu em Regina, Saskatchewan, em 1963. Estudou Belas Artes na Concordia University em Montreal, e formou-se com distinção em 1985. Em 1988-89 fez um estudo mais aprofundado em Cerâmica em Banff Center na Escola de Belas Artes. Depois de trabalhar a lavar louça, a fazer massagens terapêuticas, a cozinhar, como empregada de mesa, empregada de balcão e numa loja de materiais para belas artes, decidiu-se ser ilustradora de livros infantis.
Desde 1992 que trabalha com vários editores do Canadá, tais como "Soulières Éditeur, Annick Press, Scholastic, Les Éditions de la escala courte, canadianos Living Magazine, e muitos mais. Uma lista de seus livros podem ser vistos na página de bibliografia.
Ela vive com o seu filho de dois anos de idade, Benjamin Taotao, com dois gatos e o seu cão de raça São Bernardo, em Montreal, no Canadá.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Campanha - "Um Padrinho, um livro, muitos padrinhos uma Biblioteca ainda mais rica.”
Foi um processo moroso, que se prolongou desde Janeiro até Julho de 2008, decerto que os padrinhos não esquecerão este momento, e os alunos desta escola agradecem.
Estamos de parabéns.
Feira do Livro 2008 - Encontro com Pedro Leitão
Até à próxima
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Um novo livro para cada novo leitor
O Ministério da Educação oferece um livro a cada aluno do 1º ano de escolaridade, no início do ano lectivo 2008-2009 (Ensino Público e Ensino Privado).
Sendo a entrada no 1º ano de escolaridade um momento importante na vida das crianças, e também na vida das famílias, procura-se que fique associada à importância da leitura através da oferta de um livro a cada um dos 115 mil alunos que irão chegar à escola para o primeiro dia de aulas, em Setembro de 2008.
No nosso agrupamento são cerca de 163 alunos do 1.ºano que irão receber o livro " As moedas de ouro de Pinto Pintão" de Alice Vieira no primeiro dia de aulas nesta escola.
Mais informações:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index.php?s=textos&pid=2516&fpid=2517&tab1id=1487&tab2id=1515
11/09 Recepção aos alunos do Pré-escolar, 1.ºano e 5.ºano nas respectivas escolas - das 9:30 às 12:00h
12/09 Recepção dos restantes alunos - das 9:30 às 12:00
15/09 Início das actividades lectivas
1.º Período - 11 de Setembro a 18 de Dezembro
2.º Período - 5 de Janeiro a 27 de Março
3.º Período - 14 de Abril a 23 de Junho
Interrupções
1.º - De 19 de Dezembro a 4 de Janeiro, inclusive
2.º - De 23 a 25 de Fevereiro, inclusive
3.º - De 28 de Março a 13 de Abril, inclusive
Bom Ano Lectivo
quinta-feira, 3 de abril de 2008
FEIRA DO LIVRO 2008
Escritor/Autor
Pedro Leitão
Nascido em Luanda (Angola) em 1965, Pedro Leitão assume-se como um grande leitor de BD. A falta de oferta ao nível de uma formação específica na banda desenhada levou-o para as Belas Artes. Quando vivia nos Estados Unidos da América, começou a publicar algumas tiras num jornal escolar. Seguiu-se uma breve passagem pelos Açores, continuando a colaborar com publicações regionais. A Viagem no Carro Encarnado, a primeira aventura de Zé Leitão
e Maria Cavalinho, foi realizada em 1994, entre Janeiro e Junho, como um puro divertimento pessoal e com um espírito espontâneo, sem preocupação de formato ou material. Resultou numa surpreendente história muda, com cerca de quarenta pranchas.A partir de 1996 (e até 2000), Pedro Leitão colabora com a revista Rua Sésamo, publicando bandas desenhadas de duas pranchas. A Viagem no Carro Encarnado será publicada nessa revista, numa nova versão de dezoito pranchas, ao longo de nove meses.A história servia-lhe de apresentação do seu trabalho,
num dossier que Pedro Leitão enviava a diversos editores. Foi assim que, a partir de 1997, o autor começou a sua carreira como ilustrador de livros infantis (sobretudo para a Terramar e em colaboração com Luísa Ducla Soares). Em 6 de Outubro de 2002,Pedro Leitão enviou o dossier à editora da Gailivro, editora que se tinha afirmado nos livros escolares e nos livros infantis ilustrados.
A aprovação veio dois dias depois: a Gailivro aceitava o desafio de experimentar a publicação
de banda desenhada, e iria publicar As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho. Para Pedro Leitão, a experiência de um Festival de BD na qualidade de autor era nova, ainda que o autor esteja muito habituado ao contacto com o seu público. Pedro Leitão é também um animador, e nas acções que desenvolve junto das escolas consegue também promover o seu trabalho.
Todos ficam a ganhar quando, por exemplo, A Viagem no Carro Encarnado é projectada vinheta a vinheta, questionando as crianças sobre quais deveriam ser as falas das personagens. No final da sessão, é feita uma prancha de BD. Este contacto directo entre a história, o autor e os leitores não está longe do modelo que Pedro Leitão tinha idealizado nos tempos da Rua Sésamo, em que pretendia possibilitar aos leitores a construção da história. O segundo álbum das Aventuras
de Zé Leitão e Maria Cavalinho surgiu a partir de um diário gráfico com que Pedro Leitão registou o dia do nascimento do seu filho. Assim, Zé Leitão e Maria Cavalinho vão ter um filho com a forma do pai e as cores da mãe: um leitão azul. É com enorme entusiasmo que Pedro Leitão trabalha já na terceira aventura que também já foi editado.
Campanha - "Um Padrinho, um livro, muitos padrinhos uma Biblioteca ainda mais rica.”
Para apadrinhar um livro individualmente ou em conjunto com outros possíveis padrinhos foi necessário que os pais se dirigissem à Biblioteca para escolher um livro, aqueles que não poderam ainda estão a ser contaatados para o efeitos. Os livros apadrinhados ficarão com o nome do(s) padrinho(s) para sempre na nossa Biblioteca.
Semana da Leitura 2008
- leitura de poemas;
- lengalengas;
- trava-línguas;
- dramatizações e encenações com fantoches;
- relatórios de actividade com ilustrações,etc.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Concurso CTT/PNL "Onde te leva a Imaginação?"
As turmas do 1.ºano da Prof.ª Carminda e da Prof.ª Sandra em conjunto com a BE/CR, estão a participar no concurso "Onde te leva a imaginação?, promovido pelos CTT e pelo Plano Nacional de Leitura. A primeira parte do concurso consistiu na elaboração de desenhos alusivos ao tema "Meios de Comunicação", que mais tarde poderão transformar-se em selos reais.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
"Sinonimar é o que está a dar"
Extracto de texto retirado do conto“A Cerejeira da Lua” de António Torrado
Valor Sul entrega Cadeira de Rodas à aluna Diana
Este donativo, surge da existência de um trabalho cooperativo e de parceria entre a escola e a comunidade envolvente, no sentido de satisfazer as necessidades educativas especiais apresentadas pela aluna a nível da locomoção e posicionamento.
Obrigado
Descobrir a Zona Multimédia
Cd-rom’s a trabalhar na BE/CR
Pré
Matemática – A aventura de Descobrir com Guida a Margarida
Língua Portuguesa/Matemática - Letras e Números
1.ºano
Matemática – Matemática à aventura 1 - Contar e ordenar
Língua Portuguesa/Matemática - Letras e Números
Uma aventura no País das Letras
2.ºano
Matemática – Matemática à aventura 2 – Adição e Subtracção
Matemática / Ecologia – Ecotoons 1 2
Língua Portuguesa - Uma aventura no País das Letras
3.ºano
Matemática / Ecologia – Ecotoons 3 4
Língua Portuguesa – Eu adoro as palavras
4.º ano
Estudo do meio - História de Portugal
Cultura Geral - Genial – Grande Jogo de Sabedoria
A auto-avaliação dos alunos, demonstrou o gosto dos alunos por estas actividades. Os objectivos foram cumpridos, desde o contacto com novas tecnologias, desenvolvimento de técnicas de pesquisa e utilização dos recursos existentes na Biblioteca, entre outros.